logotipo da gestão participativa do SUS imagem menu

Regras do Fórum

Respondericone de responder

  • Regras do Fórumpor Administrador | 24/06/2016 15:41

    AdministradorMembro

    Entrou em 07/01/2016

    • Regras do Fórumpor Administrador | 24/06/2016 15:40

      ATENÇÃO: Ao participar do fórum do Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão participativa do SUS (Polo SUS) você concorda com as regras aqui contidas, cuja leitura é de responsabilidade do usuário. Conheça as regras antes de cobrar seus direitos. Introdução Sejam todos(as) muito bem vindos(as) ao fórum do Polo SUS, plataforma construída por todos(as) nós ao longo das capacitações e do diagnóstico participativo. É importante ressaltar que este fórum parte da iniciativa pública, numa parceria entre a Escola de Governo e Cidadania da UFJF e o Ministério da Saúde, que dispõe de profissionais que se dedicam a mantê-lo organizado, atualizado e em melhoria constante. Sendo uma iniciativa participativa, para seu uso é necessário o conhecimento das normas e regras de conduta estipuladas pelos seus proprietários. A não leitura das regras e normas de conduta não é desculpa para cometer irregularidades. Regras são um conjunto de normas estabelecidas a fim de manter a ordem e o bom funcionamento de uma organização. Este fórum possui regras pre-estabelecidas, elaboradas criteriosamente com a finalidade de prestar um serviço de informações gratuitas sobre informática de forma organizada e fácil acesso aos usuários. Ao confirmar o cadastro, o membro concorda em cumprir à risca todas as regras aqui estipuladas. Portanto, termos como LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CENSURA, DITADURA e outros similares não devem ser utilizados para justificar o descumprimento das regras. Dessa forma, quaisquer meios de expressão utilizados neste fórum que não forem condizentes com o mesmo e/ou que afrontem as regras serão passíveis de intervenções por parte dos administradores ou moderadores, que tomarão as medidas cabíveis para restabelecer a ordem, o bom andamento do fórum e o cumprimento incondicional das regras. Considerações Iniciais O Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão participativa do SUS, assim como seu fórum, não tem qualquer tipo de responsabilidade sobre o conteúdo publicado por seus visitantes, membros. As informações são fornecidas conforme publicadas pelos autores e não nos responsabilizamos pelo uso das informações, nem por eventuais consequências de seu uso. Portanto, tenha cuidado ao divulgar informações, principalmente informações pessoais e/ou sigilosas. Todo visitante tem o direito de criar mensagens e/ou tópicos relativos a qualquer assunto ligado aos assuntos abordados ao longo das capacitações (saúde, gestão pública, etc.), exceto quando estes vão de encontro às regras gerais e/ou locais. Em caso de problemas, dúvidas, reclamações ou críticas construtivas (desde que feitas por visitantes que participem ativamente do Fórum, indicando os links que as fundamentem) relativas ao fórum, recorra aos moderadores ou à administração do fórum. Equipe de Moderação e Administração Cargos e Funções Ações do Moderador/Coordenador/Administrador - Os moderadores podem, dentro das regras abaixo descritas, mover/editar/bloquear/apagar/unir/separar tópicos de forma a oferecer a melhor organização possível ao fórum, além de, a critério próprio, aplicar punições aos membros que cometerem alguma das infrações discriminadas, nos termos descritos abaixo, ficando responsáveis por estas ações e relatando-as à administração do fórum; - Sempre que necessário, os moderadores ou administradores poderão fechar áreas, abrir novas áreas ou tomar quaisquer atitudes que visem manter a melhor organização e o bom andamento do fórum; - Por motivos de segurança, e-mails, telefones e qualquer outra forma de identificação pessoal postados em tópicos ou assinaturas serão removidos pela moderação; - Não é permitido postar links para propagandas na assinatura, para isto use o campo perfil. É permitido links para blogs na assinatura, porém caso seja notado alusão a algo ilegal, o usuário será punido de acordo com as regras do fórum e será denunciado às autoridades competentes. - Alguns setores possuem regras adicionais para facilitar a ajuda e tornar os tópicos mais objetivos. É obrigação dos participantes conhecer as regras locais além das regras gerais aqui listadas. O desconhecimento das regras locais não é desculpa para não cumpri-las. 1. São consideradas infrações leves: 1.1 - Mensagens não relacionadas ao assunto do tópico (off-topic) e que não sejam ligadas à assuntos abrangidos pelas áreas do fórum. Poste sempre no lugar certo para manter a organização do fórum. 1.2 - Tópicos ou mensagens que se transformarem em bate papo/chat, isto é, o assunto desande para outro que não tenha nada a ver com o assunto original. 1.3 - Títulos de tópicos não relacionados à dúvida do mesmo, direcionando-o a algum membro ou com qualquer forma de chamar atenção. 1.4 - Usar extensivamente letras maiúsculas, negrito, cores, fontes ou qualquer forma de chamar a atenção, seja em toda a mensagem ou no título do tópico. É permitido destacar pequenos trechos da mensagem. 1.5 - Criação de mensagens subsequentes em menos de 24 horas, sejam elas com o intuito de "subir" o tópico/dúvida ou não, ou a criação de mais de um tópico sobre o mesmo assunto, seja no mesmo setor ou em mais de um. 1.6 - Agir como moderador do fórum sem de fato o ser - por exemplo, responder a tópicos com frases como "Por favor, poste na área correta", "Este tópico já foi discutido", "Se você pesquisar encontrará a resposta". 2. São consideradas infrações médias: 2.1 - Criação de login (nome de usuário) semelhante aos utilizados por qualquer membro da equipe de moderação. 2.2 - Mensagens com informações errôneas ou falsas com a finalidade de causar problemas em geral. Serão avaliadas pela Equipe de Moderação e o autor contactado via MP, se observado ou constatado conteúdo especulativo nas mesmas. Se após análise e contato com o autor, e a situação permanecer será considerada como infração média. 2.3 - Mensagens que não contribuam com o andamento do tópico. 2.4 - Falta de cordialidade e educação, seja em tópico, mensagem, assinatura, perfil ou mensagem privada. 2.5 - Descumprimento sucessivo de regras locais. 3. São consideradas infrações graves: 3.1 - Assinaturas, nicknames (apelidos), avatares, perfis, mensagens em tópicos ou mensagens privadas (MP): Exposição ou meios de obtenção de informações sigilosas e/ou pessoais e similares, independente da forma de expressão utilizada, seja por escrito ou sob qualquer formato audiovisual; Que firam quaisquer leis vigentes no Brasil (drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, fumo, assassinato ou indução a tal, roubo, furto, logro, estelionato, tráfico, contrabando, descaminho, armas de fogo, furto de sinal, etc.); Com conteúdo sensual e/ou pornográfico, conteúdo mórbido; Exposição, meios de obtenção e manipulação de informações que sejam lesivas a qualquer pessoa física ou jurídica, mesmo que tal prática ainda não esteja prevista em lei, mas que tenha sido claramente identificada como danosa e/ou maliciosa; Que firam quaisquer leis protegidas por acordos internacionais vigentes; Ofensas, difamação, crítica sem fundamento ou agressão verbal a qualquer pessoa física ou jurídica, independente do motivo, seja via mensagem (pública ou privada), tópico, perfil, avatar ou assinatura; A criação de qualquer mensagem, seja de texto ou audiovisual, de cunho comercial, marketing e/ou propaganda, incluindo nicknames (apelidos), avatares e assinaturas, especialmente com o uso de links comerciais. 4. São consideradas infrações gravíssimas: 4.1 - Mensagens em tópicos, mensagens privadas, e-mails, assinaturas, imagens em tópicos ou avatares, publicações em formato audiovisual e nicknames (apelidos) que promovam: - Incitação e/ou apologia a qualquer tipo de discriminação (étnica, religiosa, política, gênero, nacionalidade, origem, minorias, etc.) e/ou cujo conteúdo esteja relacionado ao terrorismo. - Incitação e/ou apologia à tortura (física e/ou psicológica), a mutilações de qualquer natureza ou ao suicídio. 4.2 - O envio de mensagens promovendo qualquer tipo de negócios (SPAM), com fins lucrativos ou não, seja na forma de tópico, mensagem, mensagem privada ou e-mail. 4.3 - Participantes que difamem o Polo SUS (seus funcionários, colaboradores, participantes, etc.) neste ou em outros fóruns, blogs, Facebook e páginas pessoais, entre outros; quando identificados, serão banidos definitivamente, mesmo que se comportem dentro das regras do fórum ou que sejam participantes ativos. 4.4 - Ofensas cujo teor da mensagem seja agravado por xingamentos e palavras de baixo calão, sejam contra quaisquer pessoas, sites ou empresas. Procedimento em caso de queixa ou crítica à moderação: I - Entre em contato com o(a) moderador(a) em questão a fim de estabelecer um diálogo. Procure explicar de forma clara e objetiva o motivo da contestação ou crítica, utilizando para isto o bom senso e a cordialidade, elementos imprescindíveis para a solução do problema. II - Caso não seja encontrada a solução para o problema ao dialogar com o(a) moderador(a), entre em contato com a Administração do Site, que poderá analisar e encontrar uma solução para o caso, sendo desta a última palavra sobre o assunto. III - Caso você tenha uma punição em seu perfil e queira uma revisão, envie uma MP (mensagem privada) para um dos moderadores. Será feita uma análise do pedido e uma votação. OBSERVAÇÕES: - O procedimento acima descrito deverá ser realizado via MP (Mensagem Privada) ou e-mail, tanto no contato com o(a) moderador(a) em questão quanto com a Administração do Site. Mensagens publicadas publicamente em qualquer área do fórum relacionadas a queixas e críticas à moderação e à administração serão apagadas e o autor será notificado pela ação imprópria. A insistência em publicar publicamente queixas e críticas após a notificação resultará em punição para o autor das publicações. - Ao contatar um moderador, o membro receberá uma mensagem privada do mesmo, confirmando que o caso está sob análise. O moderador analisará o caso e enviará a segunda mensagem privada ao membro, contendo a conclusão sobre o assunto. A resposta do moderador será enviada ao membro assim que possível. - Palavras de baixo calão e xingamentos na mensagem enviada ao moderador não serão toleradas; a mensagem será ignorada. A insistência nesse procedimento resultará em punição para o infrator. Dicas - Ao publicar uma pergunta ou levantar alguma questão, seja educado e inclua todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema, a começar pelo título, que, se não for relacionado ao problema, irá dificultar uma resposta correta. Lembre-se de que os outros participantes do fórum não o frequentam apenas para responder às suas perguntas, mas também para aprender. Além de publicar perguntas, tente sempre contribuir com algo. Os participantes mais respeitados e mais queridos são sempre os que ajudam mais. - Dê preferência para a troca de informações pelo fórum; a solicitação de informações por vias extra fórum só será aceita em casos indispensáveis. - Sempre pesquise antes de criar um tópico, pois a sua dúvida pode ter sido respondida anteriormente e você ganhará bastante tempo com isso. - Caso encontre alguma mensagem fora das regras, DENUNCIE. - Mantenha somente um tópico para abordar algum tema específico, não abra um novo tópico para cada pequena mudança em sua temática. Caso seu problema ou dúvida passe por alguma grande mudança, solicite o bloqueio do tópico e abra um novo. Considerações Finais - Nenhum moderador está autorizado a solicitar sua senha de acesso ao fórum. Sua senha é pessoal e nem mesmo a administração tem como conhecê-la, pois ela é armazenada de forma criptografada em nosso banco de dados. - Ser um participante que colabora, tem grande conhecimento ou responde a muitas mensagens não lhe agrega qualquer privilégio, tampouco o isenta de suas obrigações como membro desta comunidade. As regras valem para todos. - Quando um participante for expulso ou quando o usuário pede sua exclusão do fórum, tudo que for relacionado ao login (perfil, mensagens privadas, etc) passará a ser do fórum, e ele não terá o direito de reivindicar quaisquer dados pessoais ou mensagens guardadas, tópicos e/ou tutoriais. - As regras do fórum poderão ser alteradas sem prévio aviso. Os administradores e moderadores poderão, utilizando o bom senso, fazer uso de todos os recursos disponíveis para evitar situações que causem confusão, brigas, discussões ou situações que prejudiquem o funcionamento do fórum e seus participantes, mesmo que a situação não esteja prevista nas regras acima.

      AdministradorMembro

      Entrou em 07/01/2016

      • Icone aspas
 

Respondericone de responder